sábado, 28 de abril de 2012

A ARTE DA PESCA


Existem três amores na minha vida: odontologia (minha profissão), pesca (meu hobby preferido) e a fotografia. Mas hoje vou falar sobre meu hobby preferido: a pesca.
Já sou pescador a muitos anos, comecei na pesca nos meus 7 anos de idade com varinhas de bambu e peixes como tilapinhas, anzol pequeno e aquela famosa latinha de minhocas ao lado e beira do lago. Quando mais velho pude experimentar outro tipo de pescaria que realmente me introduziria a pesca propriamente dita. Aos 10 anos ganhei um conjunto de vara e molinete do meu avo que foi um grande pescador de robalos do litoral sul de São Paulo a vara pesada de fibra de vidro azul (que guardo ate hoje) e o molinete mitchel dos bem antigos mas muito bom mesmo.
Foi a partir dali que meu avo já havia desistido de pescar embarcado e para me ensinar resolveu que me levaria para pescar na barra do rio Itanhaém. Aprendi a armar o equipamento e usar o camarão vivo como isca e lá íamos nós para a praia.
Aos 12 anos inventei moda e comecei a pescar com iscas artificiais foi quando adquiri meu primeiro conjunto de vara e carretilha e algumas iscas nesse período de aprendizado meus espécimes procurados foram as traíras que durante alguns anos me fizeram a alegria nas artificiais.
Quando me mudei para o Tocantins pude comprar mais material ainda e comecei a me especializar no tucunaré, que peixe brigão e maravilhoso e esse nossa e bonitão também, porem havia algo que não saia da minha cabeça: o meu grande sonho no fly fishing.
Foi em 2011 que voltando a São Paulo comecei a me integrar mais ao fly. Procurei uma forma de aprender o fly e fuçando na internet descobri uma ótima escola de fly, a flycast school presidida por Marco Valério. A partir do dia do curso marcado fui e realizei o curso com algumas dificuldades, pois o fly não e fácil. Lá conhecemos amigos que me fizeram um convite da minha vida: pescar trutas de fly na patagônia chilena (meu grande sonho de pesca no fly começava a criar vida). Enfim quando chegou a hora eu embarquei e quando cheguei me veio a cabeça toda aquela maravilha de lugar, e as trutas saíram. Como me propus a pescar de fly a emoção foi grande cada truta uma briga homérica, afinal com todo meu empenho meus treinos e simulações regidas pelo mestre Marcão a toda hora vinham na mente as palavras do mesmo durante a pesca: “olha a paradinha”, “acelera a linha e não a vara” e assim por diante.
E assim o fly entrou na minha veia pesqueira com potencia e hoje ainda não sei muita coisa só o básico mesmo mas estou sempre tentando me aperfeiçoar na técnica e pescando peixes por ai, agora faltam mais alguns milhões de peixes no fly e isso não vai ter preço mas devagar se chega lá e estamos caminhando. Dedico aos amigos flyeiros de plantão. 

Um comentário:

  1. Olá. Meu nome e Paulo Henrique. Sou policial civil do estado de Goias e moro em Formosa. 80 km de Brasília. Então. Por ser interior, aqui nao há praticamente nada sobre fly. Adquiri um kit Tacon 5/6 e impiricamente arrisquei os primeiros lances. Ainda nao fui para um lago de verdade, somente pesque e pagues e ate que venho conseguindo pegar alguma coisa, mas ainda nao me conveci. Setembro vou para ima pescaria de verdade vtada a Tucunaré e gostaria de maiores informações para um iniciante, levando em conta q você e especialista nos Tucunas. Desde ja meus agradecimentos. Abraço.

    ResponderExcluir