domingo, 29 de janeiro de 2012

ATADO DE GRILO/GAFANHOTO

Material:
-Anzol cristalnickel #08
-EVA bege e marrom
-Fio de atado
-Caneta para retroprojetor
-Cola de secagem rapida
-Pernas de borracha.
 Anzol preparado 
 EVA cor bege atando gomos pequenos para fazer o corpo.
 Pernas de borracha entre o segundo e o primeiro gomo do corpo.
 EVA marrom ajustado ao corpo colado com cola e feito o pescoço no final do atado.
 Com duas tiras de EVA bege fazemos e colamos as duas perninhas traseiras dobrando-as com um arame aquecido.
Grilo/gafanhoto pronto. No EVA marrom consegue-se a traseira com uma pinça ou alicate pequeno aquecido apertando o EVA.

MEUS MATERIAIS DE FOTOGRAFIA.



Apesar de antigos ainda funcionam e algumas ocasiões ainda uso as antigas.



Quase todo material de fotografia e laboratorio.

Meu antigo ampliador de fotografias: ainda funciona.
Temporizador do ampliador, uma das lentes do mesmo e as lentas das maquinas.
Minhas duas cameras NIKON E ASAHI PENTAX.
Novo material de fotografia: NIKON D3100. Digital.





sábado, 28 de janeiro de 2012

Ração artificial

Material:
- EVA marron e amarelo
- linha
- Cola rapida
- Anzol cristal #10
Anzol sendo preparado.
Prendendo a primeira parte do EVA fazendo uma primeira bolinha.
Volta do EVA cobrindo a primeira bolinha fazendo com que tome a forma da raçao.
Raçao pronta com EVA amarelo para visualizaçao.




MOSCA ESTILO CHERNOBIL ANT

Materiais:
- Linha
- EVA laranja, preto e amarelo
- Cerdas brancas sinteticas
- Anzol cristal nickel numero 06
- Rubber legs
 Preparando o anzol.
Atando a primeira parte de EVA cor laranja formando varios gomos pequenos. 
Patinhas de borracha espassadas. 
 Atando a parte preta de EVA e colocando os sinalizadores amarelos.
Corte das patinhas e ajuste do EVA. 
Mosca pronta.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fotografia na pesca esportiva.



Este e um assunto de que eu gosto muito, a fotografia é a melhor maneira de guardar um momento ou uma lembrança de algo bom que nos proporcionou alegria e prazer. Porem existem algumas técnicas de enquadramento e posicionamento que ajudam a melhorar a foto e fazer com que tenha harmonia.

Enquadramento.
O correto enquadramento da foto traz a ela um realismo maior bem como uma harmonia entres os objetos a serem fotografados. Paisagens possuem enquadramento diferente em relação a objetos como, por exemplo, a foto de um peixe ou de uma isca.
 Aqui vemos como o enquadramento da enfase a borboleta bem centralizada na fotografia.

 Nesta uma mosca de fly.

O enquadramento da isca ou peixe muitas vezes é, na maioria delas, central e mostrando todo o tamanho do objeto, já na fotografia de paisagem escolhemos três quadros e colocamos em planos: plano de fundo ou terceiro plano, segundo plano e primeiro plano.

 Exemplo: Primeiro plano abaixo da linha vermelha, segundo plano entre a linha vermelha e amarela e terceiro plano ou plano de fundo acima da linha amarela.

Em verde podemos ver os objetos em primeiro plano, em segundo plano os objetos em vermelho e como terceiro plano em branco ao fundo.

No caso de estarmos com um exemplar de peixe nas mãos, sempre devemos aproximar o mesmo quase junto ao nosso corpo, pois quando afastamos o peixe em direção à lente da câmera, este passa a primeiro plano dando a impressão de ser muito maior do que realmente ele é.
Neste caso é possível notar que a mão do pescador segurando o peixe passa a ter a mesma proporção da cabeça do próprio pescador iludindo quem observa a foto mostrando um peixe muito maior. Uma leve observação nos mostra que a mão do sujeito esta quase do tamanho ou maior do que sua propria cabeça.


 O objeto proximo ao corpo mostra o tamanho mais real enquanto que...
 ...quando aproximado da lente da camera ele parece maior.
Fotinho de uma carpinha no fly.

Quando estivermos pescando e quisermos mostrar a paisagem a volta devemos enquadrar o objeto pescador-peixe nos cantos da fotografia podendo ser na esquerda ou na direita assim não se perde a paisagem e nem o peixe. Essas são apenas algumas dicas de fotografia para que na sua próxima pescaria possa desfrutar da mesma na memoria de sua lente.
Modelo a esquerda da foto mostrando maior fundo de paisagem.


Texto e fotos: Fernando Mattei
Parceiros: FLYCASTSCHOOL







quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

IMPORTANCIA DO USO DA SABEDORIA E DE ARTIFICIOS PARA SEGURANÇA NA PESCA.


Vejo hoje em dia que mais do que nunca nos devemos nos proteger contra tudo que possa nos prejudicar tanto no trabalho como na vida social e principalmente no nosso lazer. Eu trabalho na área da saúde e sei o quanto e importante nos proteger e proteger ao próximo também.
Na pesca isto não poderia ser diferente, uma vez que gostamos de sair para pescar acompanhados dos amigos devemos pensar não somente em nos mesmos, mas também nos colegas que nos acompanham dividindo este imenso esporte e lazer que nos traz tanta paz e harmonia. Pescar sozinho às vezes e bom, mas eu prefiro com a companhia agradável dos amigos que pra mim e sempre melhor, por isso mesmo eu atento a todo tipo de situação para tanto me ajudar a pescar com tranquilidade como ajudar meu parceiro de pesca a conseguir o mesmo objetivo.
Para isso observo algumas coisas muito importantes como, por exemplo, o uso de óculos de sol ou de óculos de proteção. Óculos de sol claro todo sabem que usamos polarizados para cortar o reflexo que bate na agua e assim poder enxergar no lago ou rio os próprios peixes ou estruturas submersas e acertar o arremesso no local desejado. Mas óculos de proteção? Sim óculos de proteção, para pessoas que não são usuários de óculos de grau, como e meu caso, em dias que não temos sol ou a luminosidade esta muito baixa a ponto de um óculos solar atrapalhar a vista devemos fazer o uso desta proteção transparente que não incomoda, mas protege o pescador de uma maneira imprescindível. Imagine a pescaria maravilhosa, altos papos e altos peixes batendo quando de repente uma nuvem mais densa encobre o sol, pronto dificulta tudo, tira os óculos e arremessa algo dá errado no seu arremesso ou no do colega e um anzol em uma fração de segundos zás no olho e pronto fim de pescaria no hospital contando historias para os médicos e enfermeiros. NÃO QUEREMOS ISSO CERTO?
Acidente causado pela falta de proteção nos olhos.
Óculos de proteção: transparente, não atrapalha na visibilidade, mas protege 100%.

Outro assunto importante e sobre o coleguismo sempre que pescamos, embarcados ou não, nosso amigo esta sempre junto. Portanto ceio que devemos respeitar o espaço do outro para que acidentes não ocorram. Embarcados sabemos como devemos proceder fazendo os arremessos compassados ou então sem afobação esperar a prioridade de arremesso fazendo primeiro um depois o outro, olhar e mais ainda do que olhar, devemos OBSERVAR bem tudo ao nosso redor para evitar acidentes. Manter o espaço interno do barco ajuda e muito na segurança e proteção dos pescadores, sabemos que nunca levamos somente uma vara de pesca certo? Por esse motivo deve-se colocar as varas do lado oposto ao qual o pescador estiver arremessando.
No fly não poderia ser diferente, pois como costumam dizer, a linha de fly fica “dançando” no ar pra lá e pra cá para secar as moscas que necessitam deste movimento para serem apresentadas de forma mais correta possível e natural ao peixe. Por este motivo acho imprescindível que a pessoa que goste e queira começar no fly fishing procure um curso com instrutor de ótima qualidade que passe seus conhecimentos, pois somente com o curso temos a possibilidade de aprender o correto manejo do equipamento de fly e também as correções que devem ser feitas bem como pescar acompanhado existem infinidades de arremessos que ajudam em toda situação de pesca possível, posso falar por experiência própria que autodidata pode sim existir mas, sempre nascerão duvidas que por mais ínfimas que sejam elas são mortais e cruéis.
Anzol sem farpa: ajuda na remoção tanto da boca do peixe como do corpo do pescador.

Anzol com farpa.
Amassando facilmente a farpinha.
Anzol pronto simples e rapido.

Dentre tudo o que foi dito não poderia faltar que protetor solar, chapéu ou boné, camisa de manga longa bem como alicates e a remoção das farpas nos anzois, nunca são artifícios demais para que se possa praticar o esporte com mais segurança e prazer, além é claro de manter sempre um kit de primeiros socorros a mão, enfim espero que tenha ajudado em alguma coisa.

 Chapéu: elegante nao?
 Boné



Texto e fotos: Fernando Mattei.
Colaboraçao: Marco Valerio
Escola de Fly: fly cast school (link na pagina acima a direita)










Meus materiais de pesca

 Caixa de pesca com naturais: Jaus, Pirararas, e outros.

 Pequenos jigs e spinners.
 Material variado .
 Tres gavetas lotadas de iscas hehehe .
 Gaveta de iscas de superficie.
 Gaveta de iscas de meia agua.
 Alguns molinetes antigos o Paoli e muito velho.
 Nao esquecendo das carretilhas de material medio-pesado e pesado.
 Reparem na abu-matic a direita isso e raridade.
 Minhas carretilhas de bait.
 Molinetes historicos MITCHEL foram herança e muito usados na pesca do robalo.
 Essas sao minhas primeiras varas de pesca que faziam conjunto com os molinetes mitchel sao de fibra de vidro robaleiras.
 Ainda no meu arsenal este meu primeiro conjunto de vara e molinete que ganhei aos 11 anos de idade (hoje com 30)
 Conjunto de vara e carretilha. Primeiro que comprei vara yamato  de 25lb e carretilha BW2 Daiwa, a melhor na minha opiniao me deram muitos peixes.

Gaveta de soft com minhocas.
Iscas variadas incluindo spinners para salmao da blue fox 30g.