quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

IMPORTANCIA DO USO DA SABEDORIA E DE ARTIFICIOS PARA SEGURANÇA NA PESCA.


Vejo hoje em dia que mais do que nunca nos devemos nos proteger contra tudo que possa nos prejudicar tanto no trabalho como na vida social e principalmente no nosso lazer. Eu trabalho na área da saúde e sei o quanto e importante nos proteger e proteger ao próximo também.
Na pesca isto não poderia ser diferente, uma vez que gostamos de sair para pescar acompanhados dos amigos devemos pensar não somente em nos mesmos, mas também nos colegas que nos acompanham dividindo este imenso esporte e lazer que nos traz tanta paz e harmonia. Pescar sozinho às vezes e bom, mas eu prefiro com a companhia agradável dos amigos que pra mim e sempre melhor, por isso mesmo eu atento a todo tipo de situação para tanto me ajudar a pescar com tranquilidade como ajudar meu parceiro de pesca a conseguir o mesmo objetivo.
Para isso observo algumas coisas muito importantes como, por exemplo, o uso de óculos de sol ou de óculos de proteção. Óculos de sol claro todo sabem que usamos polarizados para cortar o reflexo que bate na agua e assim poder enxergar no lago ou rio os próprios peixes ou estruturas submersas e acertar o arremesso no local desejado. Mas óculos de proteção? Sim óculos de proteção, para pessoas que não são usuários de óculos de grau, como e meu caso, em dias que não temos sol ou a luminosidade esta muito baixa a ponto de um óculos solar atrapalhar a vista devemos fazer o uso desta proteção transparente que não incomoda, mas protege o pescador de uma maneira imprescindível. Imagine a pescaria maravilhosa, altos papos e altos peixes batendo quando de repente uma nuvem mais densa encobre o sol, pronto dificulta tudo, tira os óculos e arremessa algo dá errado no seu arremesso ou no do colega e um anzol em uma fração de segundos zás no olho e pronto fim de pescaria no hospital contando historias para os médicos e enfermeiros. NÃO QUEREMOS ISSO CERTO?
Acidente causado pela falta de proteção nos olhos.
Óculos de proteção: transparente, não atrapalha na visibilidade, mas protege 100%.

Outro assunto importante e sobre o coleguismo sempre que pescamos, embarcados ou não, nosso amigo esta sempre junto. Portanto ceio que devemos respeitar o espaço do outro para que acidentes não ocorram. Embarcados sabemos como devemos proceder fazendo os arremessos compassados ou então sem afobação esperar a prioridade de arremesso fazendo primeiro um depois o outro, olhar e mais ainda do que olhar, devemos OBSERVAR bem tudo ao nosso redor para evitar acidentes. Manter o espaço interno do barco ajuda e muito na segurança e proteção dos pescadores, sabemos que nunca levamos somente uma vara de pesca certo? Por esse motivo deve-se colocar as varas do lado oposto ao qual o pescador estiver arremessando.
No fly não poderia ser diferente, pois como costumam dizer, a linha de fly fica “dançando” no ar pra lá e pra cá para secar as moscas que necessitam deste movimento para serem apresentadas de forma mais correta possível e natural ao peixe. Por este motivo acho imprescindível que a pessoa que goste e queira começar no fly fishing procure um curso com instrutor de ótima qualidade que passe seus conhecimentos, pois somente com o curso temos a possibilidade de aprender o correto manejo do equipamento de fly e também as correções que devem ser feitas bem como pescar acompanhado existem infinidades de arremessos que ajudam em toda situação de pesca possível, posso falar por experiência própria que autodidata pode sim existir mas, sempre nascerão duvidas que por mais ínfimas que sejam elas são mortais e cruéis.
Anzol sem farpa: ajuda na remoção tanto da boca do peixe como do corpo do pescador.

Anzol com farpa.
Amassando facilmente a farpinha.
Anzol pronto simples e rapido.

Dentre tudo o que foi dito não poderia faltar que protetor solar, chapéu ou boné, camisa de manga longa bem como alicates e a remoção das farpas nos anzois, nunca são artifícios demais para que se possa praticar o esporte com mais segurança e prazer, além é claro de manter sempre um kit de primeiros socorros a mão, enfim espero que tenha ajudado em alguma coisa.

 Chapéu: elegante nao?
 Boné



Texto e fotos: Fernando Mattei.
Colaboraçao: Marco Valerio
Escola de Fly: fly cast school (link na pagina acima a direita)










2 comentários:

  1. Bom dia, gostaria de saber que modelo é o chapéu (Chapéu: elegante nao?), que o rapaz esta utilizando na foto? gratas se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
  2. gostei demais do chapéu do tipo "australiano" que está na cabeça do cara que aparece no blog, PRECISAVA SABER UM ENDEREÇO PARA COMPRA.

    ResponderExcluir