quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fotografia na pesca esportiva.



Este e um assunto de que eu gosto muito, a fotografia é a melhor maneira de guardar um momento ou uma lembrança de algo bom que nos proporcionou alegria e prazer. Porem existem algumas técnicas de enquadramento e posicionamento que ajudam a melhorar a foto e fazer com que tenha harmonia.

Enquadramento.
O correto enquadramento da foto traz a ela um realismo maior bem como uma harmonia entres os objetos a serem fotografados. Paisagens possuem enquadramento diferente em relação a objetos como, por exemplo, a foto de um peixe ou de uma isca.
 Aqui vemos como o enquadramento da enfase a borboleta bem centralizada na fotografia.

 Nesta uma mosca de fly.

O enquadramento da isca ou peixe muitas vezes é, na maioria delas, central e mostrando todo o tamanho do objeto, já na fotografia de paisagem escolhemos três quadros e colocamos em planos: plano de fundo ou terceiro plano, segundo plano e primeiro plano.

 Exemplo: Primeiro plano abaixo da linha vermelha, segundo plano entre a linha vermelha e amarela e terceiro plano ou plano de fundo acima da linha amarela.

Em verde podemos ver os objetos em primeiro plano, em segundo plano os objetos em vermelho e como terceiro plano em branco ao fundo.

No caso de estarmos com um exemplar de peixe nas mãos, sempre devemos aproximar o mesmo quase junto ao nosso corpo, pois quando afastamos o peixe em direção à lente da câmera, este passa a primeiro plano dando a impressão de ser muito maior do que realmente ele é.
Neste caso é possível notar que a mão do pescador segurando o peixe passa a ter a mesma proporção da cabeça do próprio pescador iludindo quem observa a foto mostrando um peixe muito maior. Uma leve observação nos mostra que a mão do sujeito esta quase do tamanho ou maior do que sua propria cabeça.


 O objeto proximo ao corpo mostra o tamanho mais real enquanto que...
 ...quando aproximado da lente da camera ele parece maior.
Fotinho de uma carpinha no fly.

Quando estivermos pescando e quisermos mostrar a paisagem a volta devemos enquadrar o objeto pescador-peixe nos cantos da fotografia podendo ser na esquerda ou na direita assim não se perde a paisagem e nem o peixe. Essas são apenas algumas dicas de fotografia para que na sua próxima pescaria possa desfrutar da mesma na memoria de sua lente.
Modelo a esquerda da foto mostrando maior fundo de paisagem.


Texto e fotos: Fernando Mattei
Parceiros: FLYCASTSCHOOL







Nenhum comentário:

Postar um comentário